Segunda-feira, 17 de Outubro de 2016

16.jpg

http://www.purehoneymagazine.com/bob-dylan/

Bob Dylan é o vencedor do Prémio Nobel da literatura de 2016. O músico norte-americano de 75 anos é o primeiro cantor a receber a distinção, por "ter criado novas expressões poéticas na grande tradição da canção americana", segundo revelou a secretária-permanente da Academia Sueca, Sara Danius.

O prémio Nobel da Literatura, atribuído ao cantor Bob Dylan esta quinta-feira, junta-se à vasta lista de prémios que o norte-americano recebeu no passado, alguns deles tão controversos como este último.

Nos mais de 50 anos de carreira musical, Bob Dylan foi nomeado 42 vezes para um Grammy, subindo 12 vezes aos palcos da cerimónia que premeia os melhores no mundo da música.

Com as suas letras e sonoridade, Bob Dylan conseguiu também, ganhar, em 2001, o prémio de "Melhor Música Original", dos Óscares e dos Globos de Ouro, com a sua composição "Things Have Changed", que faz parte da banda sonora do filme Wonder Boys.

Em 2008, Bob Dylan recebeu um Pulitzer, prémio atribuído normalmente a jornalistas e escritores que realizem trabalhos excecionais.

Bob Dylan volta a quebrar as barreiras que dividem as várias formas de artes, sendo distinguindo com um prémio originalmente destinado a escritores.

Há quem elogie a inovação e os que consideram a escolha injusta. Certo é que o músico voltou a fazer história.

 

http://www.dn.pt/artes/interior/xxx-e-o-vencedor-do-premio-nobel-da-literatura-de-2016-5439467.html

http://www.dn.pt/artes/interior/12-grammy-um-oscar-um-globo-de-ouro-um-pulitzer-e-agora-um-nobel-5440484.html



publicado por Bibliotecas de Penedono às 11:30
O blogue das Bibliotecas de Penedono
links
 
blogs SAPO