Sexta-feira, 19 de Novembro de 2010

 

 

 

Ontem, quinta-feira, pelas 16h, decorreu, na Biblioteca Municipal, a acção de promoção da leitura intitulada “Ler-te ao Perto”, da Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas, para os alunos do 5.º ano e para os alunos do Clube de Leitura da Biblioteca Escolar.

Ler-te ao Perto é um espectáculo criado pelo grupo PELE – Espaço de Contacto Social e Cultural, do Porto, dirigido ao 2º Ciclo do Ensino Básico com o objectivo de promover o livro e a leitura com base no Plano Nacional de Leitura. Como se pode ler na apresentação do espectáculo no sítio Web do grupo, “Este espectáculo propõe uma brincadeira gramatical onde os recursos estilísticos são as peças de um jogo em que os sons, as cores, os aromas são revelados nas palavras. Palavras que nos levam numa viagem através de algumas das obras literárias que integram os programas da disciplina de Língua Portuguesa dos 5º e 6º anos de escolaridade. Enfim, simplesmente, um LIVRO. Olhar para ele e dizer “Eu quero ler-te.” Como? Ao perto.»

De uma forma simples e descontraída, falamos das palavras, da leitura e dos livros não como monstros de sete cabeças só entendidos por alguns, mas como veículos para a imaginação e para a fantasia. Quando as palavras te disserem mais do que elas dizem e não tiveres medo de te sentares em cima delas, como o Aladino no seu tapete voador, estarás no caminho certo para uma verdadeira aventura com o Grande Ulisses, de descobrires os animais das Fábulas de La Fontaine, de te esconderes no sótão com a Anne Frank, de suspirares com o amor de Romeu e Julieta, entre outras maravilhosas histórias…”

 

 

 



publicado por Bibliotecas de Penedono às 11:54
O blogue das Bibliotecas de Penedono
links
 
blogs SAPO