Segunda-feira, 14 de Setembro de 2009

Com o regresso às aulas, este blog regressa também à actividade regular.

Assim, neste primeiro artigo, queremos dar as boas-vindas a todos os leitores, especialmente a todos os alunos, pois iniciam um novo ano lectivo. Queremos desejar-vos que este seja um ano excelente, um ano cheio de sucessos.

Decerto já ouviram os vossos pais, os vossos professores e todos aqueles que vos rodeiam e vos dão conselhos, dizer-vos que nada se consegue sem esforço... que não podem desistir... que por vezes jogar Playstation ou ver televisão pode ser mais agradável do que estudar, mas a verdade é que ninguém descobre a cura para uma doença, ninguém constrói naves espaciais, ninguém escreve livros, cria músicas, ninguém se torna um grande desportista... sem muito trabalho diário e muita dedicação. Falem, por exemplo, com um amigo vosso que toque bem um instrumento: ele vai dizer-vos que primeiro veio o esforço de aprender e só depois o prazer de tocar... e que,  mesmo assim, ainda agora, ele está sempre a aprender.

É claro que o vosso sucesso não depende só de vocês, depende também dos vossos professores, que vos ensinam, dos vossos pais, que criam as condições necessárias para que vocês possam estudar, depende, de alguma forma, de todos os que vos rodeiam... mas estas pessoas pouco poderão fazer se vocês não quiserem, se vocês não assumirem a responsabilidade de estudar e de lutar por ter boas notas, por concluir o primeiro ciclo, o segundo, o terceiro, o ensino secundário, a universidade. Seja qual for a profissão que escolherem, vão sempre precisar de falar, ler e escrever bem, de conhecer línguas estrangeiras, de calcular e raciocinar com correcção, de conhecer a História que nos antecede e o Mundo (geográfico, animal, etc.) do qual fazemos parte, de ter cultura e conhecimento, de conhecer as artes, vão precisar de se sentirem saudáveis e em forma... vão necessitar de todas as competência que vão desenvolver na escola.

Haverá fracassos pelo meio, é natural: notas menos boas, apesar do estudo, jogos que vão correr menos bem, apesar do treino, mas é preciso nunca desistir e continuar a lutar, «a vida não vive em linha recta».

Neste início de ano lectivo ainda está tudo em aberto, tudo por fazer e por construir. Tracem objectivos, sonhem, pensem, lutem... não deixem o ano passar-vos ao lado, ele é vosso, agarrem-no com as duas mãos!

Bom ano lectivo!

 

BE



publicado por Bibliotecas de Penedono às 12:49
O blogue das Bibliotecas de Penedono
links
 
blogs SAPO