Terça-feira, 22 de Outubro de 2013

Um livro da autoria do académico James Campbell, da Universidade de Cambridge, apresenta as bibliotecas mais "impressionantes" do mundo. Portugal está duplamente representado na lista, com a Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra e a do Palácio Nacional de Mafra.

 

Com 320 páginas, 'A Biblioteca' ('The Library', no original) é o primeiro volume alguma vez escrito com a história completa dos edifícios deste género. Para a sua produção, James Campbell visitou mais de 80 bibliotecas em 20 diferentes países, todas elas ilustradas em fotografias capazes de tirar o fôlego a qualquer um. 

Ao fim de cinco anos de pesquisa, três dos quais a viajar pelo mundo com o fotógrafo Will Pryce, o resultado do trabalho deste especialista em arquitetura foi a mais complexa obra publicada sobre as maiores bibliotecas do mundo. O objetivo era mostrar aquilo que, outrora, as sociedades - para quem conhecimento era, literalmente, poder - estavam dispostas a investir num centro do género.

 

A preferida do autor, segundo conta, é a de Abbey Admont, na Áustria, a biblioteca mais antiga do mundo num mosteiro. No entanto, entre as incríveis fotos documentadas em 'A Biblioteca', há dois edifícios portugueses cuja riqueza não passou despercebia ao autor de 45 anos. São elas a Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra e a do Palácio Nacional de Mafra.

 

Ler mais sobre este artigo {#emotions_dlg.meeting}



publicado por Bibliotecas de Penedono às 09:09
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

O blogue das Bibliotecas de Penedono
links
 
subscrever feeds
blogs SAPO