Segunda-feira, 02 de Fevereiro de 2009

A biblioteca anfitriã da segunda fase do CNL – a Biblioteca Municipal de Mangualde – já divulgou as obras que deverão ser lidas pelos alunos:

O rapaz do pijama às riscas, de John Boyne, O Menino que sonhava chegar à Lua, de Sally Nicholls, e O Rapaz do espelho, de Álvaro Magalhães.

 

O rapaz do pijama às riscas

 

[Ficha técnica
Romance Jovem;  Nº de págs.176; ISBN: 978-972-41-5357-5]

 

«Ao regressar da escola um dia, Bruno constata que as suas coisas estão a ser empacotadas. O seu pai tinha sido promovido no trabalho e toda a família tem de deixar a luxuosa casa onde vivia e mudar-se para outra cidade, onde Bruno não encontra ninguém com quem brincar nem nada para fazer. Pior do que isso, a nova casa é delimitada por uma vedação de arame que se estende a perder de vista e que o isola das pessoas que ele consegue ver, através da janela, do outro lado da vedação, as quais, curiosamente, usam todas um pijama às riscas.
Como Bruno adora fazer explorações, certo dia, desobedecendo às ordens expressas do pai, resolve investigar até onde vai a vedação. É então que encontra um rapazinho mais ou menos da sua idade, vestido com o pijama às riscas que ele já tinha observado, e que em breve se torna o seu melhor amigo.»

Prémios: Foi vencedor de dois prémios literários na Irlanda (o Children's Book of the Year e o Listener's Choice Book of the Year), bem como do Bisto Children's Book Award, e foi nomeado para mais de 15 prémios literários internacionais, entre os quais o British Book Award, no Reino Unido, o Prémio Paolo Ungary, na Itália, o Prix Farmiente, na Bélgica, e o Borders Original Voices Award, nos Estados Unidos. Foi ainda nomeado para a Carnegie Medal de 2007.
Foi originalmente publicado no Reino Unido em 2006, simultaneamente em edições para jovens e para adultos. Encontra-se actualmente traduzido em 32 línguas .

 

 

Recentemente, O rapaz do pijama às riscas foi adaptado para o cinema por  Mark Herman, num filme que conta com as as participações de  Asa Butterfield, Zac Mattoon O'Brien, e Domonkos Németh (género: drama, guerra; classificacao: M/12;  EUA/GB, 2008, Cores, 94 min.). Aqui pode-se ver o trailer do filme.

 

 

 

 

 

 

 

O Menino que sonhava chegar à Lua

 

[Ficha Técnica
Tema: Literatura; Colecção: Grandes Narrativas;

Nº na Colecção: 399; ISBN: 978-972-23-3966-7;

Nº de Páginas: 180;

Website: www.waystoliveforever.co.uk ;

data da 1ª Edição: 17-6-2008]

  

«Sam tem 11 anos e uma leucemia em fase terminal. Agora em casa, a Sra. Willis prossegue com ele um programa de estudos que Félix, o grande amigo que conheceu no hospital, compartilha. Confrontado com a iminência da morte, Sam inicia o projecto de escrever um livro onde guarda imagens, onde aponta perguntas, os desejos que pretende realizar, listas de factos curiosos sobre a família, os amigos e sobre o mundo que o rodeia, e até mesmo listas que o projectam para além da sua morte. Este livro é também a sua história. Contada do ponto de vista de uma criança que lida corajosamente com a doença, é uma história comovente, que evita todas as armadilhas do sentimentalismo, diverte e nos inspira. O segredo do enorme êxito deste livro reside numa profunda honestidade e na sua simplicidade. É o primeiro romance da autora que contava apenas 23 anos quando o escreveu para leitores de todas as idades.»

 

O rapaz do espelho

[Ficha técnica

Ano de Edição: 2008
N.º de Páginas: 56]

 

«Certa noite de Verão, em Odense, na Dinamarca, Hans Christian Andersen, então com 11 anos, reparou que estava a nevar em casa do vizinho alfaiate; e não era uma partida da sua imaginação. O que seria então?

Soube-se, depois, que o misterioso Senhor das Neves encomendara um manto ao alfaiate e, como ele não ficou pronto a tempo, se zangou e lhe levou a alma. Foi assim que Hans partiu em busca do reino do Senhor das Neves para entregar o manto acabado de fazer e recuperar a alma do alfaiate. O Lado de Lá... Tudo tem um outro lado, mas são poucos os que acreditam nele e menos ainda os que o conseguem alcançar. Hans acaba de lá chegar; e o seu melhor conto, porque foi vivido, vai começar. Não chega imaginar, é preciso viver. Mas é a ele ou ao outro, o rapaz do espelho, que tudo isso está a acontecer?»

 

 

Contamos ter, o mais brevemente possível, alguns exemplares destes títulos na Biblioteca Escolar... Daremos notícias!

BE



publicado por Bibliotecas de Penedono às 17:05
O blogue das Bibliotecas de Penedono
links
 
Sitemeter
blogs SAPO